cultura, gastronomia, roteiros

Feira do Vinho do Dão 2017 promete

22 Agosto 2017

Os apreciadores de bons vinhos podem reservar, mais uma vez, o primeiro fim-de-semana de setembro para rumarem a Nelas para mais uma edição da Feira do Vinho do Dão.

Nos dias 1, 2 e 3 de setembro o centro de Nelas será o palco da maior feira de vinho do Dão da região. Cerca de 50 produtores estarão presentes nesta que é já a 26ª edição da Feira.

Esta é uma Feira que se orgulha das suas raízes e que procura apresentar um programa diversificado, mas sempre relacionado com o vinho, demarcando-se dos eventos mais “populares”. Não são as festas do concelho, é a Festa do Vinho e aqui o Dão é representado pelos seus melhores produtores, vindos dos quatro cantos da região e não apenas do concelho de Nelas.

Do programa deste ano consta mais uma edição do Musical “As Músicas que os Vinhos Dão” e que em 2017, após uma trilogia apaixonante, entra numa nova Era, com novas histórias em torno do vinho, da região e das suas gentes. Este ano o protagonista será o escanção e é uma história completamente diferente contada através de melodias intemporais e clássicas, mas que continua cingida ao grande amor por esta região tão bela.

“No reino das rolhas perdidas” é pois, o postal de amor a Nelas e a toda a região do Dão, e a proposta para este ano da Contracanto que assina este musical.

Este ano a Feira do Vinho do Dão conta com uma novidade, o Concurso de Vinhos da Feira – Medalha Eng. Vilhena (uma justa homenagem a Alberto Vilhena, considerado o “arquiteto” do Dão). Serão selecionados 10 tintos e 10 vinhos brancos de entre os produtores presentes na Feira e que queiram ir a concurso.

O Concurso de Vinhos não se restringe a si mesmo, podendo os interessados participar na Prova 10+10 com Harmonização gastronómica a cargo do Chef Diogo Rocha do Mesa de Lemos e que irá reunir os 20 vinhos selecionados. Trata-se de uma prova comentada pelo jornalista especialista em vinhos, Luís Lopes, e que dará a possibilidade aos inscritos de provarem aqueles que são considerados os melhores vinhos presentes na edição este ano da Feira. A prova será harmonizada com pratos confecionados pelo Chef Diogo Rocha. A participação neste evento só pode ser feita mediante inscrição e o pagamento de 25€.

O Chef Diogo Rocha é um dos nomes de referência nesta Feira, sendo uma visita assídua nos últimos anos, participando em diversos momentos com a sua assinatura e dando a conhecer a gastronomia local reinventada.

Este ano não será diferente, estando prevista uma ação para o último dia do evento e que promete surpreender. A Máquina do Tempo do Diogo Rocha promete ser um espaço de diálogo onde se pretende debater o futuro da Feira do Vinho do Dão enquanto o Chef demonstra através de algumas criações gastronómicas a sua visão culinária para 2020. Para participar neste momento é necessário fazer uma inscrição validada mediante o pagamento de 20€.

As noites também prometem ser animadas, com a presença de alguns Dj’s bem conhecidos do público como André Henriques (antigo locutor da RFM) que irá apresentar o seu set na sexta-feira, Wilson Honrado (Rádio Comercial) que comandará a noite de sábado e Gryzzler, que de resto atuará todos as noites, mas que no domingo, junto com os 2Mates será o responsável pelo fecho da animação da Feira.

A par destes momentos, durante a Feira será apresentado o livro “Territórios Vinhateiros de Portugal” da AMPV. Haverá um espaço dedicado aos mais novos. No segundo dia pode participar no “Dão Património de conhecimento”, um espaço onde se irá debater o Dão e fazer algumas provas de vinhos velhos do Dão.

Decorrerá também, no sábado, o IV Torneio Internacional de Futebol Veterano Feira do Vinho do Dão e o Torneio de Futsal Sénior ABC de Nelas e no domingo a X Maratona BTT do Dão e o FIT Club.

Nesta edição será ainda homenageado o Sr. José Carlos Lopes Oliveira pelo seu contributo à região.

Há muito para ver, ouvir e degustar nesta edição da Feira do Vinho do Dão que irá decorrer em Nelas, na Praça do Município nos dias 1, 2 e 3 de setembro!

 

Comente