cultura, entretenimento, roteiros

Chamem a cavalaria! Vamos ao Cerco de Almeida!

16 Agosto 2017

Preparem-se vem aí a invasão! Almeida já está a postos. Os soldados preparados! As tropas de Napoleão estão a chegar!

É já de 25 a 27 de Agosto que Almeida se transforma e se torna num palco onde a história se vê, vive e sente! Não pode faltar a mais uma edição do Cerco de Almeida, um dos eventos mais espetaculares da região e que nos demonstra de uma forma única e muito especial aquela que foi uma das mais importantes batalhas da região.

Não é apenas para os aficionados da História ou da Estratégia Militar. É para todos, pequenos ou grandes! Uma aventura à espera de ser vivida por todos!

Esta reconstituição histórica, organizada pela Câmara Municipal de Almeida e Grupo de Recriação Histórica, transporta-nos para os acontecimentos passados em 1810 com a III invasão francesa que abordou o território nacional por Almeida, cuja posição constituía um sério obstáculo à sua progressão, pois a sua estrutura era capaz de suportar um cerco prolongado.

O exército anglo-luso contava com o seu valor defensivo, pelo que a praça recebeu obras, reforços humanos e materiais para ganhar o tempo necessário no sentido de preparar as operações de defesa subsequentes, mas uma violentíssima explosão no seu paiol principal, a 26 de agosto de 1810, levou à sua capitulação.

No final Almeida caiu, mas Napoleão não conquistou Portugal.

São centenas os figurantes vestidos a rigor que nos remetem para esta batalha, permitindo aos visitantes perceber como se desenrolou esta batalha e como se vivia naquela altura da nossa história. Durante o evento haverá um seminário internacional, um mercado oitocentista e animação histórica.

 

Comente