Cogumelos invadem região

A chuva caiu e encheu as nossas florestas de pequenos tesouros gastronómicos que fazem as delicias destas gentes.

Esses pequenos fungos, cogumelos, são uma maravilha e um acompanhamento fantástico para os petiscos da região e é por isso que, por cá, se celebra o cogumelo com honras de rei da festa.

 

Míscaros – Festival do Cogumelo em Alcaide

cogumelos fundão

Até dia 15 de novembro, na aldeia do Alcaide no Fundão, decorre o Míscaros – Festival do Cogumelo numa iniciativa da Câmara Municipal do Fundão, da Liga dos Amigos do Alcaide e da Junta de Freguesia desta localidade.

Quem visitar a aldeia nos próximos dias poderá aproveitar os passeios micológicos e ficar a conhecer melhor este fruto da natureza que traz muita ciência e que deve ser bem conhecido, para bem da nossa saúde.

Neste festival os visitantes poderão, ainda, degustar diferentes formas de confecção de cogumelos nas tasquinhas típicas especialmente preparadas pelas gentes da terra e aproveitar para saborear outras especialidades da região.

Este é um Festival de consciência ecológica e por isso não haverá material de plástico, sendo que os visitantes terão de utilizar pratos e talheres de madeira, e um copo reciclável.

Este é um festival que contará com passeios micológicos orientados por José Matos e Anabela Marisa Azul, um mega almoço de arroz de míscaros, Live Cookings com os Chefs Mário Rui, Joe Best, Duarte Batista, Henrique Mouro e Ricardo Costa, que irão decorrer no Cooking Arena e ainda com os Chefs de Palmo e Meio.

 

CISE promove curso

cogumelos cise

Passando para o lado norte da Serra da Estrela, os aficionados dos cogumelo podem ir até ao CISE, em Seia, que nos dias 14 e 15 promove o curso de identificação de cogumelos. Esta será a 7ª edição do Curso de iniciação à identificação de Macrofungos, orientada por Mauro Matos.

Este curso integra sessões teóricas com várias apresentações que permitirão aos participantes ficarem a conhecer mais aprofundadamente os componentes do cogumelo, reprodução e processo de formação, assim como reconhecer as diferentes entre os comestíveis e os tóxicos, o gula micológico, entre outros aspetos.

Este curso inclui, ainda, uma componente prática com uma saída de campo à Serra da Estrela. Informe-se no site do CISE e participe!

 

Passeio Micológico em Fornos de Algodres

cogumelos fornos

Em Fornos de Algodres, no próximo dia 14, também se vai falar de cogumelos, nas XXIII Jornadas Micológicas da Confederação Europeia de Micologia Mediterrânica, organizadas pela Associação Micológica a Pantorra.

A Confraria da Urtiga e a União das Freguesias de Juncais Vila Riuva e Vila Soeiro do Chão aproveitaram e organizam uma expedição ao fantástico Reino Fungi, constituído por organismos incríveis que possuem uma enorme capacidade de adaptação e de colonização dos diferentes ambientes terrestres, sobrevivendo em condições adversas à maioria dos seres vivos.

Esta aventura conta com a participação dos micólogos Francis Fouchier, Ita Paz Conde e Pierre Roux, que irão ajudar a desvendar alguns dos mistérios do mundo dos cogumelos!

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *