Lugares que parecem cenários de filmes

Já sabemos que por estes lados da Serra mais alta de Portugal Continental, e arredores, as paisagens são arrebatadoras, deslumbrantes e inspiradoras.

Esta terra é uma verdadeira musa para os artistas de diversas áreas e, segundo o site VortexMag, um portal de língua portuguesa dedicado à divulgação de temas relacionados com a sociedade, cultura, viagens , tecnologias e vídeos, a nossa região conta com 4 de 12 lugares que o site considera incríveis e parecerem cenários de filmes. Falamos das Aldeias Históricas de Piodão e Monsanto, Foz d’Égua e Loriga.

Claro que não podemos discordar desta seleção, considerando que se fossem os 20 cenários incríveis que parecem cenários de filmes, na lista iriam constar mais uns quantos “made in” Serra da Estrela e arredores absolutamente inspiradores.

A VortexMag convida, então, a um périplo por estes 12 cenários (Palácio da Pena, Piódão, Foz d’Égua, Monsanto, Forte de S. João Baptista, Algar de Benagil, Loriga, Azenhas do Mar, Monsaraz, Quinta da Regaleira, Vilarinho de Negrões e Ponte da Misarela), e nós sugerimos uma paragem mais prolongada pelos quatro que este site selecionou e que mais perto de nós estão.

6432902cee0f29633ee6f257471e6ccb

O Piódão fica numa encosta da Serra do Açor, em Arganil, surpreende pela sua geografia que nos recorda um presépio.

De cor negra envolta numa beleza natural impressionante, esta aldeia parece ter sido feita com o único propósito de nos fazer sonhar, lá ao pé encontramos a aldeia de Foz d’Égua, pertencente à freguesia do Piódão, aqui confluem a ribeira de Chãs com a do Piódão, num cenário que nos desperta a imaginação e nos faz sonhar com histórias de fadas e elfos.

aa57af81c934d1056d14c3925eea3b01

Monsanto, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, também faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal, fica a nordeste das Terras de Idanha, aninhada na encosta de uma elevação escarpada, local de história ancestral, por onde a presença humana se faz sentir desde o paleolítico e que nos convida a perdermo-nos pelas suas ruas e sonhar.

loriga

Para os lados de Seia encontramos Loriga, bem no meio da Serra da Estrela, encovada numa paisagem fenomenal com assinatura da Serra da Estrela.

Para lá chegar percorremos uma estrada que nos demonstra alguma das mais belas paisagens deste pequeno pedaço de mundo. Loriga é conhecida como a “Suíça Portuguesa” devido, precisamente, à sua extraordinária paisagem e localização geográfica, rodeada de montanhas onde o site destaca a Penha dos Abutres a 1828m de altitude e a Penha do Gato a 1771 metros, estando este cenário abraçado por dois cursos de água: a Ribeira de Loriga ou “Courelas” ou “Nave” e a Ribeira de S. Bento.

Fica prometida, para breve, uma lista com os cenários mais bonitos da região, numa lista feita por nós, deixando já de antemão o aviso que somos muito tendenciosos nisto de falar destas terras, pelo que a lista deverá ser enorme!

Fotografia: Aldeias Históricas de Portugal

Conheça Piódão:

https://heartbeat.pt/piodao/

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *