Vamos a mergulhos nas praias fluviais?

Está aí o Verão!

Finalmente, depois de meses debaixo de chuva e frio, eis que podemos colocar os casacos de lado e começar a planear as churrascadas e os piqueniques, as idas à praia e os fins de tarde nas esplanadas!

Enquanto que no Litoral muitos passam horas intermináveis no transito a caminho dos areais onde se acotovelam por um pequeno metro onde estender a toalha, por cá, no interior, rumamos de toalha na mão e farnel na outra até à praia fluvial da nossa eleição. E são muitas as que podemos escolher nas redondezas da Serra da Estrela.

Água fria ou até mesmo gelada é uma das garantias que temos, outra é a da beleza do espaço, as paisagens circundantes e a calmaria!

Hoje fazemos o roteiro das Praias Fluviais da região, anote e visite!

 

Distrito de Castelo Branco

 

Praia Fluvial de Lavacolhos – Fundão

lavacolhos

Em Lavacolhos, no Fundão, encontramos um espaço de lazer, que apesar de pequeno, tem tudo aquilo que se procura para um dia de verão bem passado: água fresca, local para estender a toalha, um bar de apoio, uma área para piquenique com churrasco e ainda um campo para dar uns chutos da bola!

 

Praia Fluvial de Belmonte

belmonte

Pedro Alvares Cabral escolheu o mar para as suas aventuras, mas não precisamos de ir até à costa para dar uns mergulhos, na Praia Fluvial de Belmonte poderá passar uns dias refrescantes num espaço que possui uma área relvada e outra de areal, com zona de merendas e um campo de futebol.

 

Praia Fluvial de Unhais da Serra

unhias

Unhais pode ter um dos Hotéis mais conhecidos do país, mas possui uma outra pérola bem apreciada pelos habitantes da região. A Praia Fluvial de Unhais da Serra é das mais concorridas e das mais bonitas, composta por duas represas e cerca de dois hectares de relva, um restaurante e várias infraestruturas de apoio que fazem deste um dos locais de eleição para uns dias quentes!

 

Praia Fluvial de Janeiro de Cima

janeiro cima

O Rio Zêzere refresca as margens deste espaço cheio de significado para as pessoas da região. Este local funcionou como um dos mais importantes pontos de travessia do rio, e hoje, além da passagem pedonal, construíram uma praia fluvial que conta com todas as comodidades necessárias para uns dias de verão bem passados, incluindo um parque infantil, Parque de Campismo e campo de jogos preparado para futebol e ténis!

 

Praia Fluvial do Paul

paul

Perto da Covilhã encontramos a Praia Fluvial do Paul, cheia de sombras frescas. Um local privilegiado para dar uns passeios de barco e passar uns dias em família ou com os amigos!

 

Praia Fluvial de Ourondo

ourondo

A paisagem é maravilhosa e as águas frescas. Em Ourondo na Covilhã encontramos um recanto que proporciona momentos de descontração nos dias mais quentes do Verão, com o espaço a convidar a um piquenique entre mergulhos!

 

Distrito da Guarda

 

Covão da Ponte

covao da ponte

Em pleno coração da Serra da Estrela encontramos verdadeiros tesouros, um deles é a Praia Fluvial do Covão da Ponte, uma área de lazer que nos dá a conhecer o Mondego. Trata-se de uma zona balnear de pouca profundidade, ideal para os mais pequenos interagirem com a natureza.

 

Covão D’Ametade

covao_dametade

No Vale Glaciar do Zêzere encontramos este pedaço de paraíso, com frondosas árvores a proporcionarem sombras deliciosas e paisagens deslumbrantes. É um dos locais favoritos dos caminheiros, alpinistas e aventureiros de todo o país. Possui um parque de campismo, infraestruturas de apoio e parque de merendas!

 

Praia Fluvial da Relva da Reboleira

reboleira

Todos conhecem o Skiparque em Sameiro, perto de Manteigas, mas há mais um atrativo neste espaço. A Praia Fluvial da Relva de Reboleira é um local fantástico para passar uns dias de verão! Com todas as infraestruturas de apoio necessárias para que possa trazer a família ou vir com os amigos.

 

Praia Fluvial de Rapoula do Côa

rapoula-coa

Este é um espaço onde as águas cristalinas surpreendem pelo seu cantar. É o local certo para passar momentos de descanso e lazer e até mesmo para pescar, sendo mesmo um dos locais de eleição pelos pescadores para a pesca à Truta. Pegue na toalha e na cana e venha passar uns dias de verão inesquecíveis!

 

Praia Fluvial da Devesa

devesa

Perto do Sabugal encontramos a Praia Fluvial da Devesa, um local aprazível com muitas árvores que convidam ao descanso num dia quente. Possui várias estruturas de apoio como um restaurante e um jardim infantil!

 

Praia Fluvial Vale das Éguas

vale eguas

Este verão podemos ir até Vale das Éguas no Sabugal. Aqui iremos apreciar a beleza do espaço e aproveitar para mergulhar nesta piscina natural, lanchar no Parque de merendas onde podemos fazer um churrasco e viver o verão em pleno!

 

Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira

coelheira

Vamos até Seia, lá bem perto encontramos Vila Cova à Coelheira, na margem esquerda do rio Alva, onde a paisagem nos deslumbra. A Praia é vigiada e as suas águas distinguem-se por ter areão no fundo. Esta é uma praia acessível a pessoas com deficiência motora através de uma rampa de acesso. Tem um parque de merendas e um parque de campismo!

 

Praia Fluvial de Loriga

loriga

É uma das Praias Fluviais mais conhecidas da região e até mesmo do país, sendo procurada por pessoas de todos os sítios.

É uma Praia reconhecida pela Associação Bandeira Azul e prima pela beleza das suas piscinas naturais! Fica em Loriga, cujo acesso deslumbra pela beleza da sua estrada.

A viagem pode ser longa para alguns mas vale mesmo a pena!

 

Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

praia_lapa2

Esta é uma Praia em plena comunhão com a natureza cujas águas da Ribeira da Caniça refrescam os visitantes.

Com um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, a praia ostenta o galardão de praia acessível e tem vigilância!

 

Praia Fluvial de Sandomil

sandomil

Em Sandomil, perto de Seia, encontramos este pequeno pedaço de paraíso. Situada nas margens do rio Alva, esta praia tem características naturais e edificadas que tornam este um espaço privilegiado para passar uns dias de verão cheios de qualidade.

 

Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

Praia-Fluvial-de-Aldeia-Vicosa

No Vale do Mondego, na Guarda, encontramos uma pequena Aldeia cujo microclima a torna muito especial.

No verão é procurada por muitas pessoas da região pela sua Praia Fluvial perfeitamente preparada para que se possa passar um dia de verão em pleno, com parque de merendas e zonas para churrascos, possuindo, ainda, um campo para a prática desportiva.

Possui uma piscina para os mais pequenos e grandes espaços relvados para podermos estender a nossa toalha.

 

Praia Fluvial de Valhelhas

valhelhas

Esta é mais uma Praia reconhecida com a Bandeira Azul. É um local com amplos espaços para merendas e permite fazer churrascos.

Possui ainda um bar de apoio, vigilância e um campo de futebol, assim como um parque de campismo.

A praia possui uma rampa de acesso à piscina natural, permitindo que as pessoas com dificuldades motoras possam apreciar a frescura das águas do rio Zêzere.

 

Praia Fluvial Vale de Rossim

vale_do_rossim_3-958x575

Nas margens da Barragem de Vale de Rossim podemos passar uns dias de verão fantásticos, com uma paisagem deslumbrante.

Aqui estamos fora do mundo, no alto da Serra da Estrela e a paz envolve todos!

Possui um restaurante e esplanada, um Bar Lounge e ainda possui algumas Yurt (pequenas cabanas) equipadas com todas as comodidades necessárias para passar uns dias em pleno coração da Serra da Estrela.

Não  interessa qual a sua favorita, o que interessa é que passe nelas dias de Verão fabulosos!

Fotografia: Manuel Ferreira Fotografia, Panoramio, Beira.pt, O Caruncho Btt, Sameiro Blogspot, toloriga, C.M.Seia

Leia também:

https://heartbeat.pt/praia-fluvial-interior/

 

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *