Onde anda a Bandeira azul?

Maio começou com a Primavera a dares ares da sua graça, trazendo sol e temperaturas agradáveis que nos fazem sonhar com uns dias de verão estendidos numa toalha com o pé a refrescar-se nas águas de uma qualquer praia.

Estamos longe do litoral e, por isso, longe das praias salgadas e dos grandes areais dourados mas não é por isso que deixamos de ir à praia, vamos é a outras menos salgadas, com areais mais pequenos e águas mais frias, mas envoltas numa beleza estonteante, com frondosas sombras e águas cristalinas de uma pureza celestial. São as nossas praias fluviais e na região do interior centro há várias que no verão atraem milhares de pessoas!

Já foram anunciadas as Praias galardoadas com a Bandeira azul e, mais uma vez, na região e envolvente da Serra da Estrela são várias as que recebem este selo de distinção que atesta a qualidade dos seus espaços e da sua água.

No distrito da Guarda as Praias Fluviais de Valhelhas, no concelho da Guarda e Loriga no concelho de Seia voltam a ver a Bandeira Azul ser hasteada.

No distrito de Coimbra, o nosso destaque vai para o concelho de Pampilhosa da Serra onde são três as praias galardoadas: a Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia em Casal da Lapa, a Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra e a Praia do Pessegueiro. Ainda no Distrito de Coimbra encontramos em Oliveira do Hospital a Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas que volta a ver a Bandeira Azul na sua Praia.

 

Praia Fluvial de Valhelhas

O Rio Zêzere é o rei desta praia que todos os anos faz as delicias de milhares de pessoas vindas de todo o país e estrangeiro.

É uma praia que todos os anos tem novidades e que possui um espaço magnifico para um dia em família com boas sombras, uma área para piqueniques, campismo, Bar de apoio, Campo de jogos, Rampa submersa de acesso à água, área relvada e uma área para banhos fabulosa tanto para adultos como para crianças.

valhelhas

Coordenadas:

Latitude: 40o 32’ 9.32’’N (40.535922)

Longitude: 7o 16’ 1.39’’ W (-7.267054)

 

Praia Fluvial de Loriga

Em Loriga, no concelho de Seia encontramos esta que é considerada uma das mais belas praias fluviais de Portugal.

Inserida numa paisagem maravilhosa, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, esta praia é um santuário para os amantes da natureza. P

ossui ótimas estruturas de apoio e oferece a possibilidade de praticar várias atividades de aventura e passeios pedestres.

loriga

Coordenadas:

Latitude: 40o 19’ 38.11’’N (40.327253)

Longitude: 7o 40’ 42.48’’ W (-7.678467)

 

Praia Fluvial de Santa Luzia

No concelho de Pampilhosa da Serra a meio caminho entre as duas aldeias do Xisto (Fajão e Janeiro de Baixo) e encostada ao complexo do Açor encontramos esta praia de águas cristalinas ideal para passeios de barco.

Durante a época balnear existe uma piscina flutuante que permite podermos nadar e disfrutar da frescura destas águas em plena segurança.

Na zona podemos ainda utilizar a ciclovia, o circuito de manutenção, vários caminhos pedestres, um campo polidesportivo e até um halfpipe de skate para os mais jovens.

Santa_Luzia_1_1280_720

Coordenadas

Latitude: 40o 3’ 6.15’’N (40.051708)

Longitude: 7o 30’ 45.51’’ W (-7.512642)

 

Praia de Pampilhosa da Serra

Este é um dos principais atrativos de Pampilhosa da Serra, e atrai, todos os anos, milhares de pessoas às suas águas.

O Rio de Unhais é o senhor da praia e proporciona momentos de diversão e banhos refrescantes que ajudam a aguentar o Verão quente da serra. Esta é uma praia com classificação de praia acessível.

pampilhosaa

Coordenadas

Latitude: 40o 2’ 49.82’’N (40.051708)

Longitude: 7o 56’ 56.22’’ W (-7.94895)

 

Praia Fluvial do Pessegueiro

Uma praia à qual ninguém é indiferente, com condições de apoio ao banhista que tornam este um dos locais mais procurados na região durante o verão.

É composta por praia, bar de apoio e dois bungalows.

pessegueiro

Coordenadas

Latitude: 40o 1’ 50.16’’N (40.0306)

Longitude: 8o 0’ 43.36’’ W (-8.0126)

 

Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas

Situada num vale verdejante na margem da Ribeira do Alvôco, junto a uma ponte medieval e com vista para a Serra da Estrela esta praia oferece um cenário fantástico para uns momentos de descontração em família.

Possui um parque de merendas, bar e restaurante, campo de jogos e a possibilidade de praticarem diversos desportos como natação, canoagem, passeios pedestres ou de btt.

alvoco

Coordenadas

Latitude: 40o 21’ 34.98’’N (40.359716)

Longitude: 7o 51’ 41.99’’ W (-7.861663)

 

Entretanto Portugal está de parabéns já que se encontra no topo a nível mundial no que diz respeito à atribuição de Bandeiras azuis às suas praias.

São já 30 anos de atribuição de Bandeiras azuis pela Associação Bandeira Azul da Europa. Este ano vamos vê-las em 314 praias nacionais, mais 15 do que no ano passado, ultrapassando, pela primeira vez, a barreira das três centenas, o que corresponde a cerca de 55% das praias designadas como tal. Portugal com este número, torna-se o quinto país com mais galardões conferidos de entre os 54 países a que atribuem as bandeiras, atrás de Espanha (578), Turquia (436), Grécia (395) e França (379).

Em Portugal 22 das Bandeiras atribuídas estão em Praias Fluviais.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios.

Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

Fotografias: portugalencamion.blogspot.com; cm-pampilhosadaserra.pt; aldeiasdoxisto.pt

 

 

 

 

 

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *