A Feira, na Guarda, é Farta!

Todo o concelho da Guarda vai estar reunido num só local.

As suas tradições, cultura, produtos e produtores, artesanato e gastronomia, juntos num evento que promete dar a conhecer o concelho a todos os que visitarem a Guarda nos dias 12 e 13 de setembro, a Feira Farta.

A Feira Farta terá a sua primeira edição e a intenção é transformar este evento na maior Feira da Guarda onde todos poderão conhecer o concelho nas suas diversas vertentes com destaque para os produtos agroalimentares da região como o mel, o pão, os frutos, os legumes e outros produtos da terra.

O Mercado Municipal será o palco deste evento, bem no coração da cidade mais alta, transformando-se numa montra que pretende fomentar a valorização dos recursos e produtos da região.

São cerca de 150 os produtores com mais de 100 produtos oriundos de 43 freguesias e de 6 bairros da cidade da Guarda.

feira farta cover

Mas não é apenas de mostras que vive esta Feira.

A intenção é que seja uma festa para todos e por isso o programa pensado para o evento contem várias atrações como iniciativas gastronómicas, degustação de produtos, recriações etnográficas do “Ciclo da Castanha”, dos “Serões da Aldeia” ou do “Ciclo do Pão”.

A festa vai ter destaque na televisão nacional com a transmissão em direto do recinto do programa “Verão Total” da RTP, no dia 12, e há ainda aquele que promete ser o momento alto da Feira Farta da Guarda, o concerto de José Cid que encerra o certame.

Esta Feira apela aos sentidos, à tradição e descoberta da cultura da região. A gastronomia assume, pois claro, um papel de destaque nesta Feira Farta e que se quer Farta na verdadeira ascensão da palavra e, por isso, existirão vários apontamentos ligados ao sabor e seus saberes com workshops vário como o de Filhoses Regionais, Doces com História, Biscoitos Caseiros ou um workshop dedicado ao Queijo da minha terra.

Aproveite para (re)descobrir o concelho, os seus produtores e os seus saberes. Fique a conhecer a riqueza cultural das freguesias e participe.

 

 

3 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *