Conheça a Aldeia Natal da Serra da Estrela

O Natal é uma época de alegria em que todas as terras se vestem de luz e cor, enchendo de emoção quem por elas passeia. Não há aldeia, vila ou cidade que não se enfeite de Natal. O espírito sente-se, respira-se e vive-se!

Na montanha o Natal é vivido de modo intenso, recatado, no calor da crepitante lareira. À noite, em muitas aldeias, os habitantes reúnem-se em torno de um grande madeiro que aquece os corpos e as almas. Revêm-se os amigos que partiram da aldeia, mas que retornam, todos os anos por esta altura, porque a vida pode levar-nos para longe mas o Natal, o Natal é em casa!

São pitorescas estas aldeias, onde as pessoas se juntam perto das igrejas, porque o Natal, aqui, não é consumismo desmedido, é união, saudade e família. Bebem-se bebidas caseiras e partilham-se maravilhas gastronómicas da época, daquelas bem especiais, pelas quais esperamos todo o ano, porque em qualquer outra altura o sabor não é o mesmo. Canta-se, dança-se e abraça-se. Assim é o Natal na Montanha.

cabeça_3

Há uma aldeia na Serra da Estrela onde o Natal é vivido de modo intenso por todos os habitantes cuja dedicação transforma este pequeno local num paraíso natalício, atraindo milhares de visitantes. Na aldeia de Cabeça, em Seia, não há casa ou rua que não se vista à altura da ocasião. “Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína”, que até dia 6 de janeiro abre as suas portas à magia da época da natividade.

É uma festa única no país, aqui os habitantes vão buscar à natureza aquilo que vai dar cor às ruas. Giestas, videiras ou pinheiros, que juntos com as luzes tornam este local único e fantástico.

Os habitantes abrem as portas das suas casas e dão a conhecer aos visitantes o calor e o aconchego do seu Natal.

cabeça_4

Mas o Natal na aldeia de Cabeça não se fica pela beleza das suas decorações havendo todo um conjunto de atividades ao longo do período das festividades: o Mercado de Natal, Presépios, a Casa do Pastor, a Casa do Chocolate, oficinas de cozinha, passeios temáticos e a oficina do Natal onde os visitantes podem comprar o pinheiro e outras decorações de Natal criados pelas mãos dos habitantes.

cabeça_1

No dia 24 pode visitar a aldeia. A partir das 14h00 abre o Mercado de Natal, às 14h15 o CISE leva os visitantes por um passeio cultural chamado “Rota pelos Socalcos da aldeia”. Às 15h30 assista à recriação do Presépio com personagens vivas. Às 16h00 começa o Concerto de Natal a cargo do Centro Musical de Seia e às 17h30 dá-se a magia da iluminação de Natal com o acender das luzes.

cabeça_5

No dia 27 continua a ser Natal nesta aldeia, sugerimos que assista à Demonstração e Feitura do Queijo Serra da Estrela às 15h00 e ao concerto com o Coro Sénior do Centro de Apoio à 3ª Idade de Cabeça.

Há ainda muito para assistir até dia 6 de janeiro, com destaque para a Passagem de Ano Tradicional no dia 31, a Oficina “Cozer o pão no forno da aldeia” no dia 2, ou o Cantar das Janeiras no dia 3 de janeiro.

 

Viver o Natal em Portugal é especial, mas na Montanha tem outro sabor!

 

Fotografia: Facebook oficial da Aldeia Natal

2 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *