UBI entre as melhores do mundo

Estamos habituados a que nos digam que o que há de melhor está no litoral, seja na cultura, na economia ou na educação.

Coimbra segura o bastião da cidade educação, com as suas universidades a serem reconhecidas internacionalmente pela sua qualidade, e ainda bem que isso acontece. Lisboa e Porto seguem-se com lugares nesses rankings mundiais no que respeita à educação superior. E ainda bem que assim o é. Aveiro e Braga também se chegam ao pé das melhores do mundo e agora também uma universidade do interior se aproxima das melhores e isso é, espetacular, atestando a qualidade do que por aqui se faz, sendo reflexo do trabalho de muitos anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Universidade da Beira Interior tem vindo a destacar-se no panorama da educação nacional e agora vê o seu nome integrar a lista das melhores instituições de Ensino Superior do mundo, de acordo com o ranking elaborado pela Times Higher Education (THE). Esta é a primeira vez que a UBI surge nesta análise que já tem vindo a ser feita há 12 pela prestigiada publicação inglesa.

Neste ranking são avaliados 13 indicadores, de cinco grandes áreas, sendo que a UBI consegue os seus melhores resultados – dentro da média de todas as instituições participantes – no item “Citações” e “internacionalização (docentes, alunos e investigação)”, tendo ainda sido analisados os parâmetros “Relação com as empresas”, “Ensino” e “Investigação”.

A admissão na avaliação da Times Higher Education surge na sequência da entrada em outras listagens internacionais de que é exemplo o U-multirank, onde a UBI está representada há três anos consecutivos.

Estes rankings vêm consubstanciar um processo importante e permitem de forma complementar aferir, na forma de diagnósticos, as potencialidades, onde se deve melhorar, as oportunidades, as fraquezas, os riscos, como uma espécie de análise SWOT, mas mais versátil e com dimensionamento abrangente.

A UBI junta-se, assim, a mais 7 universidades nacionais que estão nesta lista, que comparou 980 academias de 79 países. A liderar a classificação na atual edição (referente a 2016/2017) está a Universidade de Oxford, na Inglaterra.

13 replies
  1. Phone Tracker Free says:

    E – Mail is not safe, and there may be weak links in the process of sending, transmitting and receiving e – Mails. If the loopholes are exploited, the account can be easily cracked.

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *