Vinhos do Dão com distinção de excelência!

Esta semana o vinho esteve em destaque na Heartbeat, com a Revista de Vinhos a divulgar quais os melhores deste ano.

Já aqui falámos daqueles que a publicação considera serem os melhores vinhos para comprar, tendo em conta a relação qualidade/preço e já falámos acerca dos melhores atores no mundo vínico, segundo a revista.

Ainda em relação ao que aconteceu na Gala do passado dia 12, a Revista de Vinhos revelou os vencedores dos prémios excelência que destacam aqueles que a revista considera serem os 30 melhores dos melhores.

Em termos de vinhos, os Prémios Excelência, são a maior distinção que a Revista atribui. Este ano o tinto foi a cor em destaque com 20 vinhos tintos a serem escolhidos, seguidos de três Porto, dois Alvarinho, dois Madeira, um espumante, um branco do Dão e um Moscatel.

Para entrar nesta lista de 30 vinhos de excelência foi preciso que os vinhos obtivessem a pontuação de topo e merecer a aprovação consensual dos elementos da equipa de provas da revista, composta pro 5 provadores de grande experiência e que, em 2015, avaliaram mais de 2.200 vinhos. Daqui saíram 30, pouco mais de 1% do total.

Não querendo retirar o mérito aos muitos vinhos de outras regiões que mereceram este prémio, na HeartBeat queremos dar destaque àqueles que nos são mais queridos, aqueles da nossa região!

E sim, temos dois vinhos considerados de excelência, vinhos do Dão, com o Quinta da Alameda Dão Reserva Especial tinto 2012 da Alameda de Santar e o Quinta da Pellada Primus Dão branco 2013 da Quinta da Pellada a trazerem para as Adegas a grande distinção.

qt-alameda

O Quinta da Alameda Dão Reserva Especial tinto 2012 é um vinho tinto de cor ruby, de aroma fino e complexo, com frutos pretos e silvestres, notas de madeira exótica, terra e suaves notas florais. É um vinho encorpado, concentrado e de boa frescura. Sério e contido, com taninos finos muito lustrosos, um final cheio e persistente, polido, cheio de classe e muito bem conseguido. O seu preço no mercado ronda os 25€

 

primus-artigo

O Quinta da Pellada Primus Dão branco 2013 é um vinho muito fino e complexo, vegetal, cítrico, todo coerente e sem excessos. E fruto limpo, com bastante secura e de acidez granítica com um certo lado guloso e anguloso num final atraente largo e todo mineral, o seu preço ronda os 26€.

São vinhos que vale a pena conhecer e apreciar, acompanhados da boa gastronomia regional e claro, de boa companhia, porque assim sabem muito melhor! Aproveite para conhecer estes e outros vinhos na Feira do Vinho do Dão que irá decorrer em Nelas no primeiro fim-de-semana de setembro e que este ano assinalará os seus 25 anos, motivo mais que suficiente para que eset seja um dos grandes eventos do ano na região.

Conheça ainda outros prémios desta Gala que distinguiram vinhos do Dão e da Beira Interior:

https://heartbeat.pt/vinhos-da-beira-interior-sao-boa-compra/

http://https://heartbeat.pt/revista-de-vinhos-gosta-do-dao/

https://heartbeat.pt/guia-boa-compra-de-vinhos-do-dao/

 

 

 

 

29 replies
  1. sklep says:

    Wow, superb weblog format! How lengthy have you ever been running a
    blog for? you made running a blog look easy.
    The whole look of your website is excellent, let alone the content material!

    You can see similar here sklep internetowy

  2. e-commerce says:

    Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging glance easy. The full look of your
    site is wonderful, let alone the content material!
    You can see similar here sklep

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *