Cheira a Natal por estas bandas!

Por todo o lado o nosso país começa a vestir-se de Natal, iluminado por milhões de luzes que tornam esta época tão especial. Não há terra nem cidade que não tenha um programa de Natal pensado para animar os seus habitantes e, hoje, vamos deixar aqui alguns dos programas numa espécie de Roteiro Natalício para quem quiser passear-se pela nossa, tão bela, região do Interior!

 

Viseu

Cidade Luz

A cidade de Viriato enche-se de luz e cor já a partir do dia 27 de novembro assumindo-se como “cidade-luz” até aos Reis, no dia 6 de janeiro, com mais de 300 eventos e 700 horas de programação, consolidando-se como cidade de Natal e destino de Ano Novo e resgatando tradições natalícias beirãs e valorizando o património cultural com eventos e experiências para todos, sendo que a solidariedade e o sentido de pertença comunitário, a cultura e o dinamismo comercial são o pulmão desta época.

Natal viseu

Um espetáculo multimédia, com vídeo mapping no conjunto monumental da Sé e da Igreja da Misericórdia, marcará a chegada de 2016 em Viseu. A produção, intitulada “Séculos de Luz”, será centrada na identidade cultural e patrimonial de Viseu e nas diversas efemérides de 2016.

Ainda em destaque a organização do “Mercado de Natal” e da “Casinha dos Sonhos” no Mercado 2 de maio, de 27 de novembro a 3 de janeiro.

Os Concertos de natal também regressam em força a Viseu com 25 freguesias a acolherem em capelas e igrejas os concertos “Cantando no Natal” e o salão “Vinhos de Inverno” que decorrerá de 4 a 6 de dezembro , no Solar do Vinho do Dão, também será um dos acontecimentos deste Nata.

As Janeiras reforçam também o seu cartaz em Viseu sendo que a 3 de janeiro, 25 grupos atuam ininterruptamente no Mercado 2 de Maio ao longe de 5 horas.

 

Guarda

Cidade Natal

A Guarda volta a ser Cidade de Natal e os seus habitantes podem contra com uma grande Festa de passagem de Ano na Praça Luís de Camões com a banda portuguesa The Gift a fazerem a contagem decrescente para 2016 num concerto único, numa noite que promete ser de grande festa com Fogo de Artifício e Dj’s a animarem a Praça.

natal guarda

A Praça Luís de Camões, frente à Sé Catedral será o centro de toda a atividade deste “Guarda, A Cidade Natal” com um bosque encantado, com animais ao vivo como renas, coelhos e corujas, ainda a casa do Pai Natal, um Carrossel Parisiense e uma pista de gelo, onde decorrerão espetáculos de dança, entre muitas surpresas, animações e ateliês, inseridos numa tenda com 600 metros quadrados.

Mas o natal na Guarda não se fica apenas pela tenda com a cidade a iluminar-se já a partir do dia 27 de novembro. Haverá ainda várias iniciativas como animação de rua, uma feira social, entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Museu de Arte Sacra, e na tarde do dia 24 terá lugar o acender do tradicional madeiro de Natal junto à Igreja da Misericórdia.

No dia 6 de janeiro, Dia de reis, cantam-se as Janeiras no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda.

Também o Centro Comercial La Vie se enche de Natal com a Escola de Artes e ofícios de Maçainhas a expor os trabalhos de 12 artesãos entre os dias 29 de novembro e 31 de dezembro. Os visitantes poderão encontrar uma larga amostra de artigos como o cobertor de papa, tecidos, lã, bordados ou doçaria regional.

 

Covilhã

Natal é no Pelourinho

 

O Natal na Covilhã, este ano, vai ser no Pelourinho e espera, com um programa de animação de Natal denominado “Natal é no Pelourinho”, trazer os covilhanenses e os visitantes ao centro da cidade.

Trata-se de uma iniciativa que quer impulsionar o comércio tradicional do centro da Covilhã e para tal pretende-se dinamizar as principais artérias comerciais do centro, em especial a rua Ruy Faleiro, que abrirá as portas dos estabelecimentos encerrados para ali se instalarem Mercadinhos de Natal com artesanato, produtos regionais, doçaria e ideias variadas para as presentes de natal.

Para além destes mercadinhos de Natal não faltará animação pelas ruas, a casinha do Pai Natal, workshops, uma Feira do Livro e animação musical.

E porque dezembro é frio haverá, ainda, lugar para o evento “Aceita um chá no Pelourinho?” que quer aquecer e aconchegar todos os que visitarem o centro da Covilhã por estes dias.

 

Pinhel

Aldeia dos Duendes de Natal

Durante o mês de dezembro a Cidade falcão vai vestir-se com as cores de Natal! Será um mês repleto de atividades para todas as idades.

Os mais pequenos poderão divertir-se na Aldeia dos Duendes de Natal, no Jardim 5 de Outubro, em complemento, na sede da União Desportiva Pinhelense terão lugar atividades relacionadas com música, teatro, magia e workshops.

Pinhel ilumina-se a 1 de dezembro nas suas principais ruas.

No dia 5 de dezembro o Pavilhão Multiusos acolhe o projeto “Numa Bola de Sabão” que irá apresentar “O Quarto Encantado”. No dia 12 de dezembro, pelas 21h30, é a vez de o Pavilhão Multiusos acolher o espetáculo “Cinderela” apresentado pela Companhia Rituais dell Arte. O Pai Natal irá chegar no dia 20 de dezembro, contando com a companhia de Avô Cantigas que dará um concerto pelas 16 h30. No dia 23 de dezembro, pelas 21h30, a Igreja de São Luís será palco de uma concerto de Natal protagonizado pela Academia de Música de Pinhel.

O programa das festividades termina no último dia do ano, 31 de dezembro, com a tradicional Corrida de São Silvestre que irá percorrer as ruas da Cidade Falcão.

 

 

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *