A Dança Contemporânea em Viseu

Viseu aposta na cultura e o Teatro Viriato é o seu farol.

A cultura nas suas mais diversas formas. Para a semana a aposta vai para o corpo e a beleza que podemos extrair dele. A dança na sua ascensão e mística! New Age, New Time, uma mostra de dança contemporânea que durante uma semana vai dar a conhecer, na sua quarta edição, as mais recentes criações coreográficas que marcam a atualidade da dança em Portugal.

Este será mais que um encontro entre coreógrafos e programadores, entre interpretes e público.

Este ciclo convoca o público para a celebração da dança contemporânea.

A par da dança o público terá a oportunidade de assistir à projeção de um vídeo coreográfico pensado pelo coreógrafo Romulus Neagu com edição de Constantin Georgescu que reflete sobre a motricidade do corpo na dança e na natação, num trabalho que explora a potencialidade corporal que existe nos movimentos e diferentes ambientes onde ele se desenvolve.

Complementando este trabalho o público poderá apreciar a instalação de João Dias, com coprodução do Teatro Viriato, que simula um dos objetos do vídeo, uma piscina, na qual são projetadas imagens de movimento que o público pode manipular com as suas próprias mãos.

Weaving Chaos

No dia 21 vá até ao Teatro Viriato e deixe-se deslumbrar, a partir das 21h30 com “A Tecedura do Caos” de Tânia Carvalho, um trabalho que tem como motor a obra de Homero “A Odisseia”.

Neste espetáculo a viagem de Ulisses, a obstinação e a esperança do Herói, a sua frustração e a dor pelo adiado regresso a casa convoca a busca incansável dos doze interpretes pelo movimento. Tentar transpor algo como a “Odisseia” para o território da dança é sinónimo de provação, por isso Tânia Carvalho mantém uma infidelidade crua, mas firme ao texto de Homero, e invoca a sua esfera mais obscura ao mesmo tempo que tenta reagir instintivamente às exigências da dança e do movimento.

A crítica internacional especializada tem-se rendido à coreografia e à capacidade de construção de movimento por parte desta coreógrafa.

No domingo, a partir das 18h00 pode assistir ao espetáculo “Pastiche” de Luiz Antunes e Sérgio Diogo Matias, que neste trabalho revisitam o léxico e os processos criativos de coreógrafos emblemáticos da chamada “nova dança portuguesa”. É uma proposta pertinente e arriscada que resulta de forma positiva num exercício documental que ajuda à construção de uma memória coletiva da escrita coreográfica portuguesa.

new age trovoada1

“Trovoada” invade o palco no dia 24, às 21h30, com Luís Guerra a articular, nesta nova criação, o seu universo estético com duas composições musicais originais interpretadas ao vivo pela pianista Joana Gama.

Em palco, uma figura algo negra e misteriosa movimenta-se entre sucessivos ambientes sonoros e cortes de luz, que criam a expectativa de que algo, por exemplo da dimensão do “Big Bang”, está prestes a acontecer.

Às 21h30 do dia 26 “Stretto” de Romulus Neagu onde um homem desalinhado tenta percorrer o caminho do silêncio, enquanto o movimento degrada-se, desarticula-se e o sentido perde-se num abstrato inconsequente. Um solo de dança que resulta do encontro entre três artistas de áreas diferentes, Romulus Neagu, João Dias e Ulrich Mitzlaff, que aprofundam pensamentos transversais e partilham, através de um universo performativo e visual intenso, um alinhamento de vivências individuais transformadas num amontoado de sensações físicas e afetivas.

new age pantano1

“Pântano” de Miguel Moreira encerra este ciclo às 21h30. Uma clara alusão a um espaço construído por peregrinos, pessoas que resolvem fazer uma profunda reflexão enquanto se deslocam. Ao longo de todo o espetáculo é transmitida uma postura de solidão e sacrífico que emociona mas que também conduz a uma zona de desconforto, despertando a urgência de reflexão sobre qual o lugar que cada um ocupa no mundo.

Os bilhetes para o New Age, New Time custam 5€ por espetáculo e 15€ para quem quiser assistir a todo o programa.

 

 

6 replies
  1. sklep online says:

    Wow, fantastic blog structure! How lengthy have you been running a blog for?
    you made running a blog glance easy. The overall look of your website is excellent, as smartly as the content material!
    You can see similar here najlepszy sklep

  2. sklep online says:

    Good day! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
    good results. If you know of any please share. Thank you!
    You can read similar blog here: Sklep

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *