Chão inteligente vale prémio a alunos da UBI
E se a segurança da nossa casa ou empresa estivesse ao alcance de um simples passo, assente no chão que pisamos?
Uma ideia que apesar de simples é inovadora e que valeu o Prémio Open Mind promovido pela ESEGUR, a conhecida empresa de segurança a três alunos da UBI – Universidade da Beira Interior.
Cristiano Ramos e Mikael Grilo, alunos de mestrado em Engenharia Informática, juntamente com Rita Pinto, aluna de doutoramento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, juntaram os seus cérebros e apoiados pelo professor Pedro Inácio, desenvolveram um projeto relacionado com segurança e que consiste num novo conceito de chão inteligente para detecção de intrusos, suportado por um sistema informático de pouco custo.
O protótipo desenvolvido, como prova de conceito, usa botões de pressão por baixo do chão, que comunicam com um computador Raspberry Pi, com o qual é possível interagir via Web.
Esta é uma ideia inovadora cujas aplicações práticas podem ser variadas indo desde a detecção de intrusos até à otimização de recursos, como por exemplo, a eletricidade, passando pela identificação de zonas de passagem, ou paragem, numa grande superfície e traçado de rotas.
As aplicações a longo prazo relacionadas com o tratamento dos dados que possam ser recolhidos por uma solução deste género e as tecnologias que podem ser usadas no projeto ainda estão a ser melhor estudadas.
A ESEGUR promove este concurso há dois anos e visa premiar ideias no sector da segurança, seja de infraestruturas, seja na informática. Na primeira edição foram apresentadas várias ideias pela UBI, tendo uma equipa chegado à fase final do concurso. Este ano chegaram duas à fase final, tendo uma se sagrado vencedora.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!