Vindimar em Viseu é uma Festa!

Setembro é época de vindimas.

Começam a sentir-se os sabores que antecipam a próxima estação e é altura de colher os frutos do trabalho feito durante a primavera e o verão, preparando-nos para os rigores do inverno. Se há uma cultura que em Portugal se destaca é a da vinha, berço dos néctares que levam o nome da nação mundo fora e que nos alegram os espíritos e a alma, pelo menos a dos apreciadores e se há algo importante são as vindimas.

A Vindima foi sempre mais que uma simples atividade inserida na cultura da vinha ou no processo de feitura do vinho, era um momento de celebração entre todos os envolvidos. O vinho e as vinhas estão de tal modo intricados na cultura das nossas gentes que já são uma extensão dos portugueses.

Na região centro as vindimas também são celebradas e em Viseu, por estes dias, são motivo de grande festa! É já entre os dias 18 e 21 de setembro que a cidade do Dão, com mais de 2000 anos de história e património, celebra a sua identidade vinhateira, e de toda a região, com mais uma edição das Festas das Vindimas.

festa vindimas

Em Viseu, durante quatro dias os visitantes terão ao seu dispor várias experiências e eventos que prometem enaltecer os sabores da terra, os vinhos e a tradição.

A esta Festa juntam-se 12 Quintas onde os visitantes são convidados a ajudar na campanha da vindima, colhendo e ficando a conhecer os diferentes processos envolvidos nesta atividade. Pode participar inscrevendo-se através do email vindimas@cmviseu.pt. As Quintas aderentes são as Quintas de Turquide, Vinha Paz, Vale das Escadinhas, Quinta de Reias, Cruzeiro, Perdigão, Cabriz, Paço dos Cunhas de Santar, Casa de Santar, Quinta Pedra Cancela, Quinta de Lemos e Casa da Ínsua.

Falemos do programa desta grande festa das vindimas! No dia 18, a partir das 18h00 tem lugar a abertura do Mercado de Vinhos & Lavradores com Brinde ao Dão e um Showcooking pelo Chef Diogo Rocha da Mesa de Lemos. Às 22h00 animam-se as hostes com o Baile das Vindimas no Club Viseu com The Ray Band seguido do Dj António Arede.

O dia 19 amanhece com as vindimas nas 12 Quintas aderentes às 10h00.

Às 17h00 atua o Trio Lima Jazz no Mercado 2 de Maio e às 20h00, no mesmo local, é a vez de Carlos Viçoso fazer a festa.

Os portugueses “Deolinda” animam todos no Adro da Sé num grane concerto às 22h00, e às 00h30 a Casa do Miradouro é o anfitrião da Dão Party que contará com a presença das Dj Master Sisters e Dj Tiago Fragateiro.

O dia 20 arranca com a II Meia Maratona do Dão às 10h30 e às 17h00 no Mercado 2 de Maio assista a Pisa Petiz, com laboratório da UVA (Escola Superior Agrária de Viseu), às 18h00 no mesmo local pode participar nas conversas em torno da temática “Somos do tamanho dos mitos que vemos”. Às 21h30 atuam os Tranglomando.

O dia 21 será dedicado às comemorações do dia do Município com um concerto no Mercado 2 de Maio com a Banda Índice.

As vindimas acontecem um pouco por todo lado. É a celebração da vida. Parte integrante da nossa cultura. Participe e traga a família, há valores e tradições que devemos passar de geração em geração!

 

1 reply
  1. Rastrear telefone says:

    Monitore o celular de qualquer lugar e veja o que está acontecendo no telefone de destino. Você será capaz de monitorar e armazenar registros de chamadas, mensagens, atividades sociais, imagens, vídeos, whatsapp e muito mais. Monitoramento em tempo real de telefones, nenhum conhecimento técnico é necessário, nenhuma raiz é necessária. https://www.mycellspy.com/br/tutorials/

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *