A Chocalhar é que se está bem!

Já é uma tradição. O ponto de encontro de amigos dos amigos e familiares dos familiares. São milhares os que acorrem a esta festa dos Chocalhos e marcam a data, religiosamente, nas suas agendas.

Os Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância tem lugar todos os anos no terceiro fim-de-semana de setembro e este ano calha nos dias 18, 19 e 20 em Alpedrinha, no Fundão.

É já a 14ª edição de um Festival que passa as fronteiras do comum.

Aqui toda a aldeia de Alpedrinha é o palco do evento.

Há animação de rua com vários grupos locais e nacionais a percorrerem as artérias da terra, misturando-se com os visitantes numa amálgama de som e cor. Haverá atividades no Terreiro de Santo António que vão promover o património material e imaterial do universo da pastorícia da Beira Interior, com conversas, oficinas, apontamentos musicais, mostras de artesanato e produtos da terra.

chocalhos_cartaz

Quem visitar Alpedrinha, no Fundão, por estes dias poderá acompanhar um rebanho e juntar-se ao Pastor e sê-lo por um dia, por um dos caminhos da transumância, no final a recompensa é festa, animação de rua e deliciosos petiscos pelas diversas tasquinhas que marcam presença neste evento.

E é aqui, nas tasquinhas, que está um dos aspetos diferenciadores desta festa que mistura ovelhas e homens, música e boa comida.

Durante estes dias quem visitar Alpedrinha é convidado a entrar nas casas e experienciar a verdadeira hospitalidade Beirã.

Nestes dias todos são amigos e todos têm a oportunidade provar os produtos da região que cada um possui nas suas casas, transformando a aldeia numa enorme família de portas abertas por onde todos podem circular livremente experienciando a comunidade como um todo e sendo parte dela.

É o sitio ideal para “provar” a Serra porque, por aqui, a gastronomia vai muito além dos petiscos e dos pratos tradicionais. Aqui a gastronomia é um conjunto de fatores, sabores e saberes. Aqui não se degusta apenas. Apuram-se outros sentidos. O sentido de comunhão e partilha. Esta é a Serra que todos devem conhecer. Assim se saboreia o verdadeiro gosto da Serra da Estrela.

O resultado do esforço e do trabalho é aqui dado a provar. E quem prova, vive, gosta e volta no ano seguinte com mais amigos!

Todo o Festival dos Chocalhos é uma amálgama de gente e uma celebração ao que de genuíno existe na Serra.

Alpedrinha é famosa pelos seus embutidos em madeira, trabalhos em ferro, cestaria e loiça preta, com uma arquitetura magnifica, merecedora da nossa visita.

Desde tempos perdidos na memória que, com a aproximação do estio, os pastores desta região viam-se forçados a subir à Serra da Estrela com os seus rebanhos em busca de melhores pastos. Com a aproximação do Inverno, os pastores faziam o caminho inverso.

São estes caminhos as Rotas da Transumância, e por eles viajavam mais do que rebanhos e pastores, seguiam as suas culturas, memórias e tradições.

A Transumância é, portanto, o deslocamento sazonal de rebanhos para locais onde os pastos eram mais férteis.

chocalhos_ovelhas

São estas celebrações que fazem com que a memória e  cultura passem de geração em geração.

No terceiro fim-de-semana de setembro os nossos caminhos cruzam-se com os da Transumância, rumo a Alpedrinha onde todos vamos Chocalhar!

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *