Ultra Trail, Duas Serras, uma corrida

Duas Serras, uma corrida, determinação, força de vontade e resistência.

São valores que estão presentes em quem decide enfrentar o poder da Serra da Estrela e da Serra do Açor. Um ultra trail com uma distância de 180 km que poderá ser disputado individualmente, em regime de estafeta de dois elementos ou por equipas de 4 elementos. Em comum o objetivo de atravessar a Serra da Estrela em direção à Serra do Açor… e voltar.

O percurso é circular com partida e chegada na Aldeia de Linhares da Beira.

Para quem preferir há uma caminhada de cerca de 15 km que levará os participantes a conhecerem a paisagem circundante de Linhares, partindo de Folgosinho, seguindo pela Calçada Romana dos Cantarinhos Rumo a Linhares da Beira.

A prova arranca no dia 4 de setembro e termina no dia 6.

Quem decidir participar em equipa sabe que a mesma terá de efetuar toda a prova em conjunto e, se algum dos elementos desistir os restantes participantes passam à condição de individuais.

A prova arranca em Linhares seguindo a Rota da Transumância até Folgosinho, aqui os participantes seguem pela calçada Romana de Galhardos, Portela do Folgosinho, seguem pela Encosta direita do Malhão, e até aqui são 21km.

Seguem agora em direção a Vale do Rossim rumo ao Sabugueiro, seguindo até à Nossa Senhora do Desterro chegando à Lapa dos Dinheiros, aqui os participantes já contam com 44 km nos pés.

O objetivo a partir daqui é seguir até Valezim, 1ª Base de Vida onde encontram apoio e um local para descansar, são 50 km desde o ponto de partida. A próxima meta é Vide, seguindo até Colcurinho, já com 70 km percorridos, na Foz da Égua encontram a 2ª Base de Vida, a 82 km do ponto de partida.

Seguem agora rumo a Penedos Altos, e seguem para Fórnea.

O próximo objetivo deste trail é Covanca onde os participantes já levam 95 km de prova. Daqui vão para Pico da Cebola e Malhada Chã, seguem rumo a Nascente do Ceira, alto do Açor, Marco do juízes, Pedras Lavadas e Teixeira de Baixo. São 118 km desde o ponto de partida.

 

estrelaçor_rota caminho

Fotografia: Rota da Água

O Ultra Trail ainda tem muito para dar e os participantes deverão seguir, agora, pela Rota da Água até Alvoco da Serra, com o objetivo de chegar à Torre, a 133 km de Linhares.

Seguem pelo Trilho do Major, Vale Glaciar, passam por Manteigas, Casa da Roda Inatel e aqui encontram a 3ª Base de Vida, com 148 km de prova no corpo. Seguem agora até ao Covão da Ponte, rumo a Assedasse e Salgueiro de Baixo.

O próximo objetivo é o Cruzamento para Linhares e Videmonte, já foram percorridos 172 km, o destino é a meta em Linhares!

estrelaçor

Esta é uma prova dura, feita para resistentes.

Para o fim-de-semana estão previstas temperaturas altas durante o dia e bastante baixas para a noite, o que aumenta a dureza da prova. A beleza das paisagens é o combustível dos atletas que, nesta prova, desafiam limites e conhecem-se mais profundamente num contacto brutal com a natureza e com a condição humana.

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *